O que é?
JSON é um formato que permite estruturar dados em texto para serem utilizados em diferentes tipos de sistemas. O seu nome vem de JavaScript Object Notation ou Notação de Objeto em Javascript.
A forma mais simples de explicar JSON é com exemplos e por isso mesmo, vejamos o exemplo abaixo:
{
"nome": "Luis",
"altura": 1.80,
"Idade": 25
}
Neste exemplo, apesar de simplificado, é a sua base e não vai muito além disso.
O formato JSON é composto por chave/valor (ou no inglês key/value), as chaves representam os nomes dos atributos da classe e os valores, bem, são os valores do objeto.
- Chave: corresponde ao identificador do conteúdo. Por isso, deve ser uma string delimitada por aspas;
- Valor: representa o conteúdo correspondente e pode conter os seguintes tipos de dados: string, array, object, number, boolean ou null.
No exemplo acima, temos as chaves nome , altura e Idade e os valores Luis, 1.80 e 37, respetivamente.
Para que serve?
A transferência de dados entre aplicações é feita por meio de API — Application Programming Interface — que, entre outros formatos, utiliza o formato JSON para estruturar as informação transferida.
O formato JSON também é utilizado para a realização de requisições AJAX em sites, em que são feitas diferentes interações com a base de dados, como o MySql, para realizar operações como consulta, inclusão e exclusão de registros.
Outra forma de utilização de arquivos JSON é para a configuração de projetos nas mais variadas linguagens de programação. O Node.js, por exemplo, utiliza um arquivo chamado package.json nos seus projetos para armazenar as dependências utilizadas na aplicação.
O formato JSON é amplamente utilizado em aplicações web, especialmente, pelas suas características de leveza e velocidade.